terça-feira, 18 de novembro de 2014

A relação do Mosteiro de São Bento com o Rio de Janeiro


Interior do Mosteiro de São Bento: canto gregoriano dos monges é atração

Você sabia que o Mosteiro de São Bento tem quase a mesma idade que o Rio? E que há suspeita da utilização de mão de obra escrava no templo? E que lá funciona um colégio? E que Cazuza e Jô Soares foram alunos? Pois bem, tem quem se surpreenda com a história do templo.

Em 2015, a cidade maravilhosa completará 450 anos, e em 1950,  enquanto o Rio de Janeiro tinha apenas 25 anos, o Mosteiro de São Bento foi construído em 1950.  Entre seu surgimento até os dias de hoje, personalidades como Pixinguinha, Benjamin Constant, Noel Rosa, Antônio Silva Jardim e Villa-Lobos, estudaram no colégio que ensina desde o nível básico até o avançado. O Mosteiro também acolhe uma faculdade que oferece os cursos Filosofia e Teologia.

Com esculturas da metade do século XVIII, pesquisadores do IPHAN suspeitam que a tralha dourada foi produzida por escravos, na transição do barroco para o rococó. Já que o  Mosteiro é considerado uma das principais obras de arte colonial do Estado e para preservá-lo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou neste ano R$ 8,7 milhões, no âmbito da Lei Rouanet, para a restauração da Igreja de Nossa Senhora de Monserrate. 

Quem circula na zona portuária percebe a presença de museus, restaurantes e a constante passagem da população. O curioso é que o Mosteiro foi construído pela tranquilidade do local na época,  os religiosos queriam um local calmo para celebrar o Ofício Divino e a Missa. O templo seria na Praça XV, mas foi recusado pelos monges vindos de Salvador. O motivo seria o barulho feito pelos pescadores. Com isso, nobres doaram um terreno na rua Dom Gerardo, atual endereço do Mosteiro.


O Histórico Mosteiro onde funciona também o Colégio São Bento

Você já fez uma visita? Além de observar a arquitetura, você vai se emocionar com o canto gregoriano dos monges durante as missas!  O Mosteiro está aberto a visitação de diariamente no horário das 7h ás 18h. Se estiver faltando tempo, você pode ainda fazer uma visita virtual clicando aqui

Não deixe de aproveitar os encantos que a cidade maravilhosa tem a oferecer! 

Por Renan Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário