terça-feira, 11 de novembro de 2014

Street Art: O som que vem da rua


Rio de janeiro. São aproximadamente 450 anos de reconhecimento não só por sua beleza natural, população alto astral, boemia e afins. Rio de Janeiro é também lugar de arte de rua! Não é necessário procurar muito para achar um músico no metrô, um grafiteiro deixando sua marca e até uma parceria inusitada entre estilos musicais. Que tal um mix de violino com uma pegada de Beatbox? 
Banner do Buiu: Show na rua ensolarada

Madureira, Zona norte do Rio. Um sábado nem tão comum, afinal era véspera do dia das crianças. Ao longe, se houve uma batida diferente.  Tratava-se de uma apresentação de beatbox, que segundo definição Consiste na arte em reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros. 
BeatBox em plena atividade em Madureira

Ao me aproximar, reparei que dezenas de pessoas, que estavam alí em busca de preço baixo, pararam suas compras para ver o rapaz que com apenas um microfone e um amplificador, substituía toda a aparelhagem pela qual a música eletrônica é composta. 

O Artista e os sons tirados da garganta

O artista era o Buiu Beatbox, que está no Rio faz alguns anos e faz apresentações há algum tempo. Em uma busca rápida na internet, logo encontramos vídeos de Buiu fazendo seu repertório no Largo do Machado, em alguns deles acompanhado de um violinista. (Combinação de ritmos que ficou no mínimo muito interessante) Existem também vídeos do rapaz que é do Paraná, se apresentando em eventos de música Charme. Confira um trecho da apresentação de Buiu BeatBox  e Gringo : 




Gisele Martins
Mayara Gomes

Um comentário: