A área era conhecida como Livramento, por conta de uma capela que havia ali em homenagem a Nossa Senhora do Livramento. Em 1839, nasceu no morro seu mais ilustre personagem: Machado de Assis. Registros da época indicam que até 1840 não havia residências visíveis na área.
Há 117 anos surgia a primeira favela do Brasil. O Morro da Providência que fica na Zona Portuária da cidade no bairro da Saúde, atrás das linhas férreas na Central do Brasil. Em 1897 logo após, o fim da Guerra de Canudos no sertão da Bahia, cerca de 10 mil soldados desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro antiga capital do país, mas entraves políticos e burocráticos atrasaram a construção dos alojamentos, e passaram a ocupar provisoriamente as encostas do morro, e por lá ficaram, pois o morro ficava próximo ao quartel.
Várias famílias ocuparam o local, principalmente ex – escravos e seus filhos, em menos de uma década havia ocorrido a Libertação dos escravos. A região servia de base para o tráfico, pescadores e marinheiros foram acolhidos.
A então reforma urbana realizada pelo engenheiro Pereira Passos “Bota – Abaixo” gradou a população do morro. Com destruição de vários cortiços e habitações populares, os moradores carentes não via alternativa a não ser construir barracos nos morros da zonal central da cidade, assim evitando a transferência para o distante subúrbio.
Nos cortiços, os moradores sofriam com a falta de higiene, que causava várias doenças. A situação continuou ruim no morro, sem saneamento básico ou qualquer auxílio do governo. No fim dos anos de 1910, o Morro da Providencia era apontado como o lugar mais violento do Rio.
Por Roberta Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário