O Bondinho antigo em plena atividade: alegria de moradores e turistas |
Em agosto deste ano, o maior acidente já ocorrido com um bonde no Rio de Janeiro completou 3 anos. A tragédia que deixou 6 mortos e 50 feridos no Bondinho de Santa Teresa, em 2011, trouxe grandes e graves consequências a um dos bairros mais famosos da cidade maravilhosa.
Além do
fechamento do ponto turístico (um dos mais procurados pelos
visitantes do Rio), e da perda da identidade construída no bairro em
cima da circulação do bonde, as infinitas obras e interdições na
área causaram transtorno aos moradores do bairro e muito, muito
trânsito.
E a
reinauguração? O que os amantes do bonde, os visitantes da cidade e
os moradores do local podem esperar?
A primeira
previsão do Governo do Estado era de que as obras fossem entregues
até Marco. Não cumprida.
O prazo de
conclusão se estendeu até junho, em favor da Copa do Mundo. Não
cumprido. Na época, os habitantes do bairro chegaram a realizar
protestos contra a demora e o descumprimento das promessas.
Após
o fim da Copa, em agosto, o
Governo apresentou
enfim, o novo veículo que entrou em circulação(Acesso ao link).
E aí começaram os testes. Primeiro foi anunciado um prazo de 30
dias para que o primeiro veículo fosse testado e começasse a rodar
nos trechos de linha já instalados. Não cumprido.
Posteriormente,
depois de tantas datas anunciadas e não validadas, o Governo se
pronunciou avisando que o Bondinho voltaria a funcionar quando fosse
totalmente seguro. Não diga?
Novo Bonde em fase de teste: mais moderno e seguro |
Conversamos
com Nicolas, morador do bairro há cerca de três meses. Ele declarou
que está decepcionado, pois sempre quis morar em Santa Teresa, e
nunca pensou que o descaso do governo com o bairro pudesse ser tão
grande. “Nós vivemos o caos. As
obras causam problemas nos canos e nos falta água, a rua é
esburacada, e os comerciantes querem sair daqui pois falta público.
Os prazos acabam, e a satisfação nunca vem, é frustrante”
declarou.
No
final do mês de Outubro, os testes de fato começaram, e o primeiro
bonde entregue (lá atrás em agosto) começou a locomover-se,
surpreendendo alguns moradores e quem passava pela região da Lapa no
momento.
Até
então foram
instalados cerca de 3,5 km de trilhos e entregues outros dois bondes
para serem testados. A previsão de chegada do quarto veículo é
para o final desse mês. Os outros 11 bondes estão em processo de
fabricação na empresa TTrans, em Três Rios.
Dezembro
de 2015 é a data prevista para a circulação dos 14 bondes começar
e a obra ser concluída. Será que uma vez podemos esperar o
cumprimento de um prazo?
Por Giovanna Copolilo.
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