terça-feira, 25 de novembro de 2014

A Avenida Imortal - Um pouco da História da Avenida Rio Branco






A antiga Avenida Rio Branco


Aproveitando um pouco do clima de 450 anos do Rio de Janeiro, hoje iremos contar um pouco da história da Avenida mais conhecida do Centro do RJ: Avenida Rio Branco, antes conhecida como Avenida Central.
Em 1904 quando Rodrigues Alves era o Presidente da República, o visionário prefeito do RJ, Francisco Pereira Passos começaram as obras de construção de uma avenida que iria rasgar todo o centro do RJ, da praça Mauá a Av Beira Mar. A avenida era composta por 33 metros de largura e com uma extensão de 1.800 metros. E que para a construção foram necessários que 590 prédios antigos da cidade fossem demolidos, e na época a obra ficou conhecida como Bota- abaixo. A obra durou quase dois anos, exatamente 20 meses, e contou com muitos dramas na sociedade, pessoas foram desalojadas, Pereira Passos enfrentou muito preconceito, por ter desapropriado vários comércios locais, loteou terrenos e ao mesmo tempo beneficiou muita gente com instalações de esgoto, água, luz e eletricidade. Arborizou parques, calçou e nivelou calçadas, fez tudo como o prometido.
A criação da Avenida foi um marco para a história do RJ, pois estava modernizando o Centro do RJ, dando um ar Europeu ao lugar que era famoso por ter prédios antigos, e ultrapassados, o Centro estava agora com a modernidade do século XXI. E fazendo com que a capital do Brasil, na época o Rio de Janeiro fosse um exemplo para outros lugares da América Latina, Entrando assim para o cenário Internacional.
No dia 15 de Novembro de 1905 a Avenida foi inaugurada com um calçamento de Pedras Portuguesas e com um canteiro central que a dividia em duas mãos, com Arvores de pau – brasil para enfeitar. Depois de sua inauguração a Avenida se tornou o coração do Centro do RJ, onde até hoje se encontra as maiores empresas do Rio de Janeiro, Brasil e Quem sabe até do mundo, onde hoje é o centro de tantos comércios, no passado era um lugar de passeio para famílias que se reuniam para conhecer o que tinha de melhor e mais bonito em iluminação pública.
Com um tempo além de inúmeros edifícios de tamanha beleza serem construídos, com a deliberação de Paulo de Frontim, que chefiava a comissão encarregada de construções, foram também feitos grandes Teatros, e Museus que existem até hoje.
Em 12 de Fevereiro a Avenida Central Mudou de nome em homenagem ao grande Chanceler Falecido e passou a se chamar Avenida Rio Branco, de lá pra cá muita coisa mudou, os prédios foram sendo modernizados, mas alguns ainda mantiveram os seus estilos da época de fundação.


Que tal dar uma olhada como eram antigamente o Centro do RJ?
https://www.youtube.com/watch?v=FE7Fe9lrQF8https://www.youtube.com/watch?v=FE7Fe9lrQF8



Por Daiane Carvalho e Rafaela Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário