terça-feira, 25 de novembro de 2014

Rotas esquecidas turisticamente


O Museu do Açude e o Morro da Conceição apresentam riquezas históricas e paisagísticas, porém não estão presentes no roteiro “clichê” do turismo carioca. Esses dois locais ilustram um roteiro pouco explorado.

Museu do Açude




Distante das rotas turísticas já conhecida, o Museu do Açude fica numa área de 151.132m² , na Estrada do Açude, no Alto da Boa Vista, na Floresta da Tijuca. Inaugurado desde 1964, o Museu deve sua criação ao industrial, colecionador de arte e mecenas Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968). Em 1962, o empresário doou a chácara localizada na Floresta da Tijuca à Fundação Raymundo Ottoni de Castro Maya.
No conjunto de edifícios e jardins de inspiração portuguesa que compõem o Museu do Açude encontra-se a coleção de azulejaria – painéis franceses, holandeses, espanhóis e, sobretudo, portugueses dos séculos XVII ao XIX – e louça do Porto, tipo de faiança ornamental, fabricada a partir do século XIX em Portugal.







Serviço:

Horário de funcionamento
Diariamente, exceto às terças-feiras, das 11h às 17h. Entrada franca às quintas. Fecha nos dias 1º Jan, Carnaval, 25 Dez e 31 Dez.
Endereço:
Estrada do Açude,764
Alto da Boa Vista
20531-330 - Rio de Janeiro - RJ
(55) 21 3433-4990
acude@museuscastromaya.com.br
Como chegar
Ônibus: do Centro e da Barra da Tijuca - Linhas 221, 225, 233 e 234.
Saltar na Rua Boa Vista, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros.
Carro: por São Conrado - subir a Estrada das Canoas; pela Tijuca - subir pela Av. Edson Passos.
Estacionamento
Gratuito no próprio museu.
Gratuidade
Menores de 12 anos, pessoas com mais de 65 anos, grupos escolares, professores e guias turísticos em serviço, membros do ICOM e da Associação dos Amigos do Museu.

Texto: Carolina Marinho
Fotografias: Vanessa Valença


Morro da Conceição






   A região Portuária, no Centro do Rio está passando por um processo de revitalização, chamado Projeto Porto Maravilha.  Mas em alguns lugares da região resiste a qualquer tipo de modernização, um deles é o Morro da Conceição, situado nos arredores da Praça Mauá. Com vielas e uma arquitetura colonial o local abriga ateliês de artistas plásticos, gravunista, desing de joias... Além do clima artístico do Morro da Conceição, o lugar possui também uma grande riqueza histórica, já que o lugar junto aos Morros do Castelo, Santo Antônio e de São Bento, formavam um quadrilátero, onde a cidade se desenvolveu por três séculos, a partir de 1565.
Como chegar: O morro fica localizado nos arredores da Praça Mauá e apresenta fácil acesso a pé, seja pelas escadarias e ladeiras, pela Pedra do Sal ou pelo Jardim do Valongo.
Confira algumas imagens da arquitetura local e personagens que retratam um pouco a história do bairro.





1-Paulo Dalley pintor expressionista e cronista sua casa- ateliê no Morro da Conceição;2-Desing de moda étnicas brasileiras, Julia Vidal, no terraço de sua casa-ateliê;3-Peças do ateliê de Júlia Vidal;4-Os irmãos Antônio Madureira ( gravunista) e Ana Camila Madureira( desing de jóias) na garagem de sua casa, onde funcionam o ateliê de ambos;5- Ateliê “A garagem” dos irmãos Madureira;6-Obra exposta no Ateliê “ A garagem”.








Serviço:
Como chegar:
O morro fica localizado nos arredores da Praça Mauá e apresenta fácil acesso a pé, seja pelas escadarias e ladeiras, pela Pedra do Sal ou pelo Jardim do Valongo.

Texto: Carolina Marinho
Fotografias: Vanessa Valença



Nenhum comentário:

Postar um comentário