terça-feira, 30 de setembro de 2014

Rio de Janeiro em sua origem com 450 anos

Grande personagem e descobridor do Rio de Janeiro, Gaspar de Lemos, comandante do navio que transportava mantimentos, foi designado a retornar a Portugal no inicio do ano de 1501, após curta estadia em terras de Vera Cruz, levando para D. Manuel I as noticias do descobrimento do Brasil. Assim retornando a Lisboa com a carta de Pero Vaz de Caminha que comunicava ao rei, tal façanha. Neste retorno o comandante acompanhou por um longo trecho o litoral brasileiro até iniciar sua viagem em alto mar para a Europa.

No final do ano de 1501 Gaspar de Lemos volta ao Brasil, desta vez em uma viagem exploratória na companhia, dentre outros, de Américo Vespúcio. Nesta, Gaspar faz diversas descobertas, entre elas, o Arquipélago de Fernando de Noronha e logo no ano seguinte em 1 de Janeiro de 1502 chega a Baía de Guanabara, que confundiu com um rio e batizou nosso maravilhoso Rio de Janeiro, fazendo ligação ao mês de descoberta. Neste mesmo ano o comandante chega a Angra dos Reis em 6 de janeiro e a Ilha de São Vicente em 22 de janeiro.

Gaspar da Gama como também é conhecido, era um Judeu nascido na Polônia onde foi expulso ou teve que fugir ainda quando criança porque sua família não aceitou converter-se ao cristianismo. Assim após uma longa viagem em meados de 1450 através da Itália, Terra Santa, Egito, entre outros, decidiu permanecer em Gôa, na Índia, ali adquirindo prestígio como comandante de armadas. Nesta ilha Gaspar conheceu Vasco da Gama, em 25 de Setembro de 1498 e criando uma sólida amizade. Quando retornado a Portugal, Vasco da Gama apadrinhou Gaspar de Lemos e deu-lhe o seu nome, pelo que passou a chamar-se de Gaspar da Gama.

Vitor Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário