quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Os Bailes da Pesada do Rio Quatrocentão

Nos anos 70, na extinta casa de show Canecão em Botafogo, aconteciam os Bailes da Pesada. Dois (disk jóquei) Dj’s tocavam algumas músicas nos finais de semana. Dj Big Boy e Dj Ademir Lemos faziam sessões de soul e rock. Que viraram um sucesso. Além dos públicos da zona sul, pessoas de outros lugares do Rio também frequentavam os bailes.

                                     
O Dj Big Boy apresentando o Baile da Pesada no Canecão - Anos 70

Mas após serem despejados pelo proprietário do espaço para dar lugar aos shows do cantor Roberto Carlos. O show virou itinerantes os bailes migraram para os subúrbios cariocas. Como houve uma divisão, surgiu dois tipos de bailes: os cocotas e souls. Cocotas tocavam rock “The Beatles” e souls tocavam black music e “James Brown” e “Gerson King Combo”.

Os frequentadores copiaram a ideia da festa, e ouve uma proliferação de equipes de sons pela cidade: Célula Negra, Black Power, Revolução da Mente e Soul Grand Prix, e profissionalização por parte dos promotores dos bailes.

E contrapartida a fusão de duas equipes de Som 2000, de Rômulo Costa e a Guarani 2000, de Gilberto Guarani formaram a Furacão 2000.
A partir dos anos 80, as músicas tocadas nos bailes sofreram influencia do Miami Bass um mix do funk classic só com beats mais rápidos e músicas e com contexto eróticos, altamente influenciado pelo ritmo cubano. Começou a nacionalização por parte dos Mestres de Cerimonia (Mc’s) que faziam paródias das músicas cantadas em inglês.

                                           
A galera dos bailes nos anos 1970 - Canecão Rio de Janeiro
O Mc Abdullah compõe a primeira música de funk - Melô da Mulher Feia no disco Funk Brasil – 1989 do Dj Marlboro. Sendo o marco para novo gênero musical, pois todas as músicas eram 100% internacionais. Através da batida eletrônica dada de presente por Hermano Vianna que estava realizando sua tese de mestrado.

Hermano acompanha Marlboro nos bailes e por isso escreveu o primeiro livro sobre o O Mundo Carioca do Funk.

                                                 
A tese de mestrado de Hermano Vianna - Livro sobre Funk

Feira de Acari do Mc Batata foi à primeira entrar em uma trilha sonora de Novela Barriga de Aluguel 1990. O funk ganhou grande apelo entre moradores de comunidades carentes, as músicas tratavam o cotidiano dos frequentadores: abordavam a violência e a pobreza das favelas.

Com ganho da autoestima, mais compositores apareceram para retratar seus cotidianos ou fazem exaltação a elas (muitos desses raps surgiram de concursos de rap promovidos dentro das comunidades). No mesmo tempo que começou a popularizar –se o funk passou a sofrer ataques e preconceito, por ser ritmo de favelado, e infelizmente por contas dos bailes de corredores, onde as galeras de diversos lugares dividiam-se em dois blocos de lados A e B, que aconteciam brigas entre si (resultados de casos de mortes) que acabava por denigrir o movimento. Sendo constantemente sendo alvos de proibições dos bailes.
Rap da dupla Claudinho e Bochecha pedido a volta da paz aos Bailes.
Música Barco da Paz
OOÔ Paz União
Dança, chama a gata e aperta a minha mão.
OOÔ Paz e Amor

Eu sou a luz que não se apagou
Galeras abram caminho que o mulão vai passar

Todos no barco da paz, vamos juntos navegar
Quero ver você, repicar na emoção
Reviver momentos de prazer em um telão.
Estilo diferente, nós viemos Ihe mostrar
Exemplar com disciplina a alegria no ar
Unir em grande arco sentir um novo prazer
E fazer do baile funk um bom motivo pra viver
Porque em todos os bailes, zuamos na moral
 O Salgueiro e a Coronel é um bamba legal
Você precisa ver p'ra poder acreditar
Que um balanço envolvente, faz a massa agitar,
Como é lindo Salgueiro e Coronel
Fazer da vida em paz, o seu único troféu
Aproxima gatinha vem com a gente sangue bom.
Abrir as portas ocultas da nossa Imaginação
As equipes fazem tudo pra melhorar
Lutam pela paz, para o show continuar
As gatas vem ao baiie, e só querem amor
Mas alguns vacilões, vem brigar Botar terror
Para concluir é preciso a razão
Veja essas galeras agitando no salão
Depois de tempos difíceis o Funk vai ficando mais romântico e surgem cantores de Melody com músicas que falam de amor e desilusões, destacamos Mc Marcinho de Bangu, Marcio e Goró e Mc Leozinho.
O Funk Carioca é conhecido e adorado internacionalmente, tem algumas pessoas ainda fazem caras feias. Mas é incontestável “Que é som de preto e de favelado, mas quando toca ninguém fica parado.”  
                                
Beyoncé dançando Lek Lek no Rock in Rio 2013


Postado em 02.12.14, às 15:36
Por Roberta Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário