terça-feira, 30 de setembro de 2014

Nesses 450 anos, existe um lugar que também merece os parabéns: o Real Gabinete Português de Leitura

Fundada em 1837 por um grupo de quarenta e três imigrantes portugueses, refugiados políticos, a instituição foi a primeira associação desta comunidade no Rio de Janeiro. O objetivo era promover a cultura entre eles na então capital do Império. O edifício atual, projetado pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro, foi erguido entre 1880 e 1887, e ainda deixa os visitantes boquiabertos por sua exuberância. Possui estilo neomanuelino, e seus detalhes homenageiam grandes nomes da história portuguesa como Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique, Vasco da Gama, Fernão Lopes, entre outros.

Parágrafo: Além de toda beleza e cultura histórica, tem a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal, são cerca de 350.000 volumes, como um exemplar raro da edição "princeps", de Os Lusíadas de Camões (1572), e uma coleção de pinturas de José Malhoa, Carlos Reis, Oswaldo Teixeira, etc. Como visitantes ilustres, encontram-se nomes de Machado de Assis, Olavo Bilac e João do Rio.


Parágrafo: Não dá para deixar de fora dos parabéns o prédio histórico de 177 anos, utilizado como locação para diversas gravações e listado na 4ª posição dentre as 20 mais lindas bibliotecas do mundo segundo a revista Times. Não é a toa que encontra-se tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Vale a visita!

Localização: Rua Luís de Camões, nº 30 - Centro do Rio

Leyda Torquato

Nenhum comentário:

Postar um comentário